quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Empreendedorismo.

O quarto tema do desafio do conhecimento é:
Empreendedorismo...


Mas que palavra estranha é empreendedorismo. A principio soa como algo que diz respeito a empresas e empresários. Do nosso ponto de vista, tem um sentido de mercado de trabalho, de criatividade e até mesmo de sorte. Podemos comparar o empreendedorismo com alguém que deseja ter um corpo sarado e vai se matricular numa academia. Se esse alguém for dedicado, não faltar aos exercícios propostos pela academia certamente em questão de meses alcançará seus objetivos. O empreendedorismo depende do sujeito que o determinará, como também do objetivo final.
 O empreendedor é uma pessoa dinâmica, criativa e perspicaz que percebe as necessidades do mercado. Ele também deve conhecer as suas possibilidades e as características de seus clientes, pois estará investindo, mesmo que com ideias em seu empreendimento. 
 Podemos citar Platão, em sua obra O Banquete, onde sugeria que o amor é incondicional. Para ele isso era um fato, e durante sua fala aos outros filósofos ele vendia sua ideia com argumentos sempre focados a provar ser o amor incondicional. Platão conhecia o amor, estudou a existência dele e era mestre em convencer os outros filósofos. Ser empreendedor é mais ou menos isso, saber cativar, fidelizar seus clientes. É perceber onde deve atacar. Um bom empreendimento é o fruto do bom empreendedor. 
 Empreendedorismo  se dá de forma entrelaçada entre ideias e ideais. Há de se ter essas ideias para se construir um mundo auto-sustentavel, onde o desenvolvimento não nos atrapalhe. 
 Entrevistamos algumas pessoas e perguntamos o que pensam sobre empreendedorismo:
Soeli Cruz da Silva
Empresária da educação
"Eu acho que empreendedorismo é investir no que se acredita. No meu caso, enquanto eu acreditar que a educação é o futuro da nação, continuarei com minha empresa. Para mim meus clientes são os futuros empreendedores e nossas posturas pedagógicas ajudarão nas futuras decisões."


Bernardo Benomino da Silva
Major da PM
"Para mim empreendedorismo é a ação de uma pessoa sobre algo que trouxe beneficio para o mercado financeiro ."


SILVA SANTOS, Maria Teresa
BASTOS SILVA, Manuella


Para saber um pouco mais:
empreendedorismo 
(empreendedor + -ismo)
s. m.
1. Qualidade ou caráter do que é empreendedor.
2. Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.


http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=empreendedorismo


Empreededorismo economicamente falando:


  Um país, para se desenvolver economicamente, necessita de
empreendedorismo. Na economia, a globalização trouxe consigo a batalha
pela conquista dos mercados. Conseguem vencer esta batalha os países
que oferecem produtos de melhor qualidade a preços mais competitivos.
Para tanto, as organizações vêm passando por processos de ajustes
estruturais e fusões, permanecendo nos empregos, em geral, os mais
qualificados. Um empreendedor, é assim. É  aquele que busca inovações
e se dedica integralmente naquilo que acredita.


BASTOS SILVA, Manuella





Nenhum comentário:

Postar um comentário